Notícias
Nota expressa solidariedade ao povo boliviano
05/07/2020
Cansada de ver a atividade do narcotráfico ser realizada livremente, a comunidade de Bella Vista de Iténez, na Bolívia, reagiu nas últimas semanas. A ação que está cooptando jovens para a atividade, estimulando a prostituição e ameaçando o futuro de crianças e adolescentes. Segundo informações locais, somente do Departamento de Beni partem trinta voos diários com carga de 500 quilos de cocaína com destino ao Brasil e ao Paraguai.

Para chamara atenção das autoridades e da comunidade internacional, religiosas e leigos da cidade de Bella Vista levaram até a praça central um avião que transporta droga para chamar a atenção ao problema. Essa atitude foi tomada como provocação pelos operadores do narcotráfico, que começaram a fazer ameaças de morte para lideranças locais.

Diante dessa atitude profética e do perigo à vida, a Rede de Congregações das Irmãs de São José da América Latina e Caribe, a Comissão de JPIC das Congregações de São José e a ISJ ONU publicaram uma Nota de apoio e solidariedade às comunidades bolivianas que estão pedindo socorro do mundo para assegurar um futuro digno para os jovens, proteção da vida das lideranças locais e a para que as autoridades locais e nacionais tomem medidas concretas para combater a ação do narcotráfico. Veja a integra da Nota de Solidariedade




Galeria de fotos