Notícias
Encontro Internacional dos Leigos e Leigas do Pequeno Projeto
01/08/2017

INSTITUTO  DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ DELEGAÇÃO DO BRASIL PAUTA

‘Perseverai com calma e ânimo em qualquer trabalho que tenha iniciado, afim de conclui-lo com êxito.’ Pe. Medaille

I ENCONTRO INTERNACIONAL DOS LEIGOS DO PEQUENO PROJETO.

Corridonia e Varallo/Itália – 2017

Sejam todas de Deus por um abandono sagrado, todas para Deus por um amor puro, inteiramente desinteressado; todas em Deus, pela continua busca de sua presença, todas segundo Deus pela conformidade de vida, de vontade e de tudo. (Máxima 24).

“Chamados à Comunhão” e cheios de alegria e coragem, nós, Leigos do Pequeno Projeto, vivemos nosso primeiro encontro Internacional nos dias 15, 16 e 22 de julho de 2017, nas cidades de Corridonia e Varallo/Itália, com representantes do Brasil, África e Itália.

Como nos fez bem encontrar cada irmão de coração aberto, partilhar nossas histórias e experiências, nos colocar como simples instrumentos para transmitir o amor que recebemos de Jesus e que nos lançou na vida e missão do Pequeno Projeto revelado a Pe. Medaille. Tão contagiante foi esta aproximação entre os Leigos que,  inesperadamente, todos já nos compreendíamos, ainda que falando línguas diversas,  como um novo Pentecostes. Verdadeiramente, foi para todos nós um encontro de irmãos, marcado pela alegria de estar juntos e pelo desejo de permanecer em contato, revigorando em cada um a disposição em testemunhar com a vida aquilo que já é realidade no coração.

Em Ameno, o encontro foi marcado pela emoção da partilha de vida de cada um, que revelou a unidade que já existia entre nós (leigos da África,  Itália e Brasil), ainda que este seja nosso primeiro contato.

Assumindo sua vocação, os Leigos do Pequeno Projeto exercem funções paroquiais e, com suas vidas, acendem e iluminam com os gestos do dia-a-dia as realidades sociais, politicas e econômicas, afim de que elas se façam e cresçam segundo Cristo e contribuam para a unidade de todos para com Deus e com o próximo.

“Cristo...  exerce o seu múnus profético não somente através da hierarquia... mas também através dos leigos, fazendo deles testemunhas e provendo-os do senso da fé e da graça da palavra”. (CIC, 904).

Convidados a viver uma experiência profunda de unidade na diversidade, temos a esperança de ter participado do enriquecimento da história viva das Irmãs de São José que nos acolheu e nos impulsionou a seguir adiante, crescendo na fé, na esperança e na caridade.

Sob a proteção de Maria Santíssima, percorremos os vales e as estradas e nas casas da Congregação em Miasino, Macerata, Mojano e Ameno, encontramos com irmãs de coragem e perseverantes; com mãos tão frágeis, mas com espírito tão combatente. Uma visita marcada por grande emoção e por tantos ensinamentos.

Agora, com a força do Espírito Santo, queremos levar para nossas realidades a chama viva que aquecemos em comunhão, olhando sempre em Direção a Deus como meta e sentido único da nossa vida.







Galeria de fotos